Cirurgia Vascular em Campinas.

Quando Procurar um atendimento em Cirurgia Vascular?

O atendimento é indicado tanto para questões estéticas de telangectasias (vasinhos) no corpo ou no rosto, como também para doenças como varizes, trombose, aneurismas, estenose das carótidas e doença arterial obstrutiva.

Os sintomas de inchaço nas pernas e dores, que podem ser lipedema e linfedema, também são tratados pelo cirurgião vascular/angiologista.

E por fim, pacientes com indicação de catéteres para quimioterapia ou fístulas para hemodiálise.

Principais Patologias

Varizes

É muito comum, principalmente entre as mulheres, e causam um desconforto estético. Afeta as veias que realizam o retorno sanguíneo dos órgãos e membros de volta para o coração. Elas ficam dilatadas por diversos fatores, provocando um acúmulo de sangue na região. Por isso, podem surgir sintomas como: manchas, inchaço, dor, sensação de peso, dormência, coceira entre outros.

Trombose venosa profunda ou tromboflebite

A presença de um trombo dentro da veia, prejudicando o fluxo sanguíneo natural, é chamado de trombose. Em veias superficiais é denominado tromboflebite, e em veias profundas de trombose venosa profunda. Essa última é mais grave, devido ao risco de embolia pulmonar. Ambas causam dor intensa e precisam de tratamento com urgência. Além da dor, pode surgir formigamento no membro inferior, inchaço, eczemas e até formação de úlceras.

Pé diabético

Pacientes diabéticos com controle glicêmico irregular podem desenvolver uma síndrome chamada de pé diabético. Essa glicemia fora do controle prejudica a circulação nos membros inferiores. As consequências são: dificuldade na cicatrização de feridas, perda de sensibilidade, dormência, fraqueza e outras condições que exigem cuidado médico frequente.

Aneurisma

Quando as artérias sofrem uma dilatação anormal o paciente apresenta um aneurisma. Essa condição pode surgir por causa de aumento na pressão arterial, tabagismo e outros fatores. O seguimento e avaliação adequados visam evitar complicações graves como embolizações e rupturas. O tratamento pode ser realizado tanto por cirurgia convencional como por cateterismo (cirurgia endovascular), com o selamento da área doente com um stent revestido, chamado de endoprótese.

Aterosclerose

Ao longo dos anos e por diversos fatores de risco um paciente pode sofrer com acúmulo de placas de gordura nos vasos. Essa condição é chamada de aterosclerose e aos poucos começa a impedir a passagem do sangue. Quando acomete os membros inferiores, a diminuição de fluxo sanguíneo provoca dores, dormência e câimbras. O tratamento envolve o controle dos fatores de risco e em alguns casos há necessidade de cirurgia via cateterismo (endovascular) ou enxertos.

Estenose Carotídea

Ocorre diminuição do calibre dos vasos cervicais que levam sangue ao cérebro, prejudicando sua perfusão. Essa estenose ocorre devido a doenças inflamatórias e por depósito de placas de colesterol nessas artérias. Dentre os sintomas possíveis o mais grave é o acidente vascular cerebral (AVC). O tratamento depende de cada caso, com possibilidade de necessidade cirúrgica via convencional ou endovascular (cateterismo).

Sinais de doenças linfáticas

As doenças linfáticas costumam causar inchaço nas pernas, braços ou região inguinal. Isso ocorre quando os vasos na região foram acometidos por repetidas inflamações, condições congênitas ou até após uma cirurgia que exigiu a retirada de gânglios linfáticos.

Erisipela e Celulite

Correspondem a tipos de infecções bacterianas de pele, que ocasionam dor e edema nos membros inferiores, juntamente com outros sintomas sistêmicos como febre. A erisipela é mais superficial, enquanto a celulite atinge regiões mais profundas. Fatores de risco para essa patologia são: micoses, diabetes e linfedemas. O tratamento deve ser realizado com antibióticos e avaliação médica frequente.

Escleroterapia

As microvarizes são os vasinhos finos de coloração avermelhada ou arroxeada principalmente em coxas, pernas e pés. Estes vasos costumam ser assintomáticos, mas provocam grande desconforto estético. As aplicações com substâncias esclerosantes injetáveis são as mais utilizadas, com bons resultados. Exemplo: escleroterapia com glicose (ou com outras substancias) e a escleroterapia com espuma.

Escleroterapia com Espuma

É utilizada em alguns casos, como varizes mais profundas e de maior calibre. A técnica consiste na injeção da substância, guiada por ultrassom ou pelo fleboscopio, a fim de obter o melhor resultado. Pode ser usada também no tratamento de safena, para pessoas com risco cirúrgico elevado.

Tratamento Cirúrgico das Varizes

Dependendo do tipo de varizes, o melhor tratamento será a microcirurgia de varizes, ou a cirurgia convencional de varizes, ou ainda a cirurgia de varizes com laser. A avaliação médica irá direcionar o melhor a ser feito para o caso.

Laser Transdérmico (Fotona)

O laser Fotona usado no tratamento de varizes é um tipo de luz específica que, aquece o sangue e promove a contração da veia, e, consequentemente, a oclusão do vaso. Pode ser realizado nas veias de face, dorso e membros. É utilizado anestésico tópico e vapor de gelo, para um maior conforto. Pode ser associado à escleroterapia (aplicação) tradicional, para potencializar os resultados.

Endolaser

Se refere a cirurgia de varizes realizada com o tratamento da safena e colaterais com o auxilio do endolaser (laser endovenoso). Método minimamente invasivo levando a uma recuperação mais rápida do paciente com seu retorno as atividades diárias.

USG Doppler Vascular

Na clínica são realizados exames não invasivos para o diagnóstico de doenças das artérias e veias, utilizando aparelho de ultrassom que possui a função doppler. Os vasos estudados são: dos membros inferiores, membros superiores, aorta, artérias renais, carótidas e vertebrais, subclávias, jugulares, veia cava inferior e ilíacas.

"Ó bendita saúde! Contigo a amena primavera floresce com suas belezas; sem ti, ninguém é feliz".
Robert Burton

Sobre a profissional

Rua Quirino do Amaral Campos, 144 – 201 – Cambuí, Campinas – SP

2ª a 6ª feira das 8:00 às 20:00h
Sábado das 8:00 às 13:00h

Vamos Conversar

Alimentos Rejuvenescedores

Alguns alimentos atuam como rejuvenescedores naturais e aumentam a  nossa longevidade. Eles são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes capazes de melhorar o funcionamento celular,

Depressão e estilo de vida

Dizem que a depressão é o mal do mundo moderno. Atualmente é uma das maiores causas de afastamento no trabalho, e apesar de apresentar caráter psicológico, a depressão não deixa de ser também uma doença hormonal e fisiológica.

Acupuntura: para quem é indicada?

A acupuntura é a prática de inserir finas agulhas na superfície da pele, no intuito de estimular áreas do corpo, para promover a saúde e curar doenças.

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.

Dra. Aliny Regina Gállico – CRM-SP 169452

Scroll Up