Nutrologia e Longevidade Saudável em Campinas.

Quando Procurar um Atendimento em Nutrologia?

Os principais motivos que levam os pacientes a uma consulta de nutrologia são o ganho de peso, a indisposição, a perda da libido e o aumento da performance nas atividades físicas. Outros fatores frequentes como insônia, alterações intestinais, distúrbios alimentares e hormonais também são tratados na consulta.

Obesidade e Sobrepeso

A causa mais comum do ganho de peso é a combinação de uma dieta hiperenergética, falta de exercícios físicos, susceptibilidade genética e transtornos hormonais ou mentais. Um conjunto de declínios hormonais se manifestam através do envelhecimento e da vulnerabilidade a doenças ao longo da vida. É fundamental que o médico identifique todas as alterações hormonais e hábitos ruins, a fim de estabelecer uma vida mais saudável e funcional, para evitar as manifestações das doenças.

Alterações Intestinais e Má Digestão

É causada por hábitos alimentares incorretos ou pelo consumo de substâncias que irritam a parede do estômago e do intestino, como gorduras, álcool e alguns medicamentos. Os sintomas de origem intestinal são: menos de uma evacuação ao dia, indigestão crônica, insônia, frio frequente sem motivo, depressão dentre outras. O médico identificará quais são as suplementações necessárias para garantir a saúde intestinal. Os exemplos de nutrientes essenciais para combater essa inflamação são: vitamina d, glutamina e probiótico.

Status nutricional

É a resultante do equilíbrio entre os aportes nutricionais e gastos energéticos. A taxa metabólica é a velocidade na qual o corpo utiliza energia e está relacionada com diversos fatores como sexo, peso e nível de atividade física. Esse status é utilizado pelo nutrólogo, para protocolar de forma individual e exclusiva o tratamento de cada paciente. O tratamento será guiado de acordo com o objetivo de cada paciente, tanto para redução de medidas, hipertrofia muscular, aumento da performance física e cotidiana, visando um estilo de vida saudável.

Alergias Alimentares

São reações adversas a determinados alimentos. Os sinais e sintomas mais comuns são: olheiras, retenção de líquidos, vômito, diarréia, aftas, úlceras (gástricas ou intestinais), constipação, flatulência e outros. Através da consulta, o médico irá identificar as possíveis alergias alimentares, a fim de protocolar o melhor tratamento com orientações alimentares e suplementos adicionais, se necessário. O foco sempre é a prevenção das doenças para melhorar a qualidade de vida e disposição do paciente.

Você Sabia?

A obesidade cresceu 60% nos últimos 10 anos, no Brasil, segundo dados de 2017 do Ministério da Saúde.

BIOIMPEDÂNCIA

A bioimpedância é o exame mais preciso para avaliar a composição corporal. É realizada através de um equipamento que emite corrente elétrica leve sobre o corpo, de forma indolor, rápida, segura, não-invasiva e não-radioativa. Com o exame, são fornecidas informações como o percentual de gordura, massa magra e de água em cada segmento do corpo (membros e tronco). Diante dessas informações, o médico pode planejar de forma mais precisa o tratamento e o seguimento do paciente. O preparo para o exame inclui não fazer exercício físico, não ingerir chá ou café 12 horas antes, não ingerir alimentos ou bebidas 4 horas antes, não fazer o exame no período menstrual e não ingerir álcool nas 48 horas que antecedem o exame.

"O importante para um ser humano não é quantos anos de vida, e sim quantos anos de saúde".
José Inácio de Bayeus

Sobre o profissional

Dr. Luis Henrique Pelá

Rua Quirino do Amaral Campos, 144 – 201 – Cambuí, Campinas – SP

2ª a 6ª feira das 8:00 às 20:00h
Sábado das 8:00 às 13:00h

Vamos Conversar

Porosidade Capilar – Saiba o que é e como identificar e tratar o seu cabelo.

Porosidade capilar é a capacidade que o cabelo tem de absorver água e outros nutrientes. Isso ocorre por causa de um desequilíbrio das cutículas que protegem a fibra capilar.

Fios opacos, extremamente ressecados, ásperos e quebradiços são algumas características da porosidade capilar, problema este que quase todo mundo já ouviu falar, mas poucos sabem como tratar. Mas, calma, nada de desespero! Afinal, ter um pouco de porosidade é normal.

Transplante Capilar

Poucas situações afetam de maneira tão significativa a autoestima de um homem como a calvície. Segundo estudos,
o impacto emocional pode ocasionar problemas como ansiedade, depressão, além de alterações nos relacionamentos
pessoais e profissionais.