Nutrologia e Longevidade Saudável

Quando Procurar um Atendimento em Nutrologia?

Os principais motivos que levam os pacientes a uma consulta de nutrologia são o ganho de peso, a indisposição, a perda da libido e o aumento da performance nas atividades físicas. Outros fatores frequentes como insônia, alterações intestinais, distúrbios alimentares e hormonais também são tratados na consulta.

Obesidade e Sobrepeso

A causa mais comum do ganho de peso é a combinação de uma dieta hiperenergética, falta de exercícios físicos, susceptibilidade genética e transtornos hormonais ou mentais. Um conjunto de declínios hormonais se manifestam através do envelhecimento e da vulnerabilidade a doenças ao longo da vida. É fundamental que o médico identifique todas as alterações hormonais e hábitos ruins, a fim de estabelecer uma vida mais saudável e funcional, para evitar as manifestações das doenças.

Distúrbios do Sono

O sono está fortemente relacionado à qualidade de vida das pessoas. Além de regular nosso metabolismo, estudos apontam que a consolidação da memória ocorre durante o sono. Ele é importante para regulação da melatonina que é produzida principalmente enquanto dormimos e possui funções antioxidante, anticancerigena e antienvelhecimento.

Alterações Intestinais e Má Digestão

É causada por hábitos alimentares incorretos ou pelo consumo de substâncias que irritam a parede do estômago e do intestino, como gorduras, álcool e alguns medicamentos. Os sintomas de origem intestinal são: menos de uma evacuação ao dia, indigestão crônica, insônia, frio frequente sem motivo, depressão dentre outras. O médico identificará quais são as suplementações necessárias para garantir a saúde intestinal. Os exemplos de nutrientes essenciais para combater essa inflamação são: vitamina d, glutamina e probiótico.

Intolerância Alimentar

São reações adversas a determinados alimentos. Os sinais e sintomas mais comuns são: olheiras, retenção de líquidos, vômito, diarréia, aftas, úlceras (gástricas ou intestinais), constipação, flatulência e outros. Através da consulta, o médico irá identificar as possíveis intolerâncias alimentares, a fim de protocolar o melhor tratamento com orientações alimentares e suplementos adicionais, se necessário. O foco sempre é a prevenção das doenças para melhorar a qualidade de vida e disposição do paciente.

Modulação Hormonal

O método consiste na manutenção dos hormônios em níveis ideais para a idade do paciente à base de hormônios bioidênticos, ou seja, iguais aos produzidos pelo organismo. O organismo reduz a produção dos hormônios com o envelhecimento e com a modulação hormonal é possível obter uma melhora significativa da performance do corpo, como cognitiva, peso, libido, disposição, pele e sono.

Terapias Injetáveis | soroterapia

Consiste na administração de vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes por via endovenosa ou intramuscular. É um procedimento seguro e eficaz que, proporciona um excelente aproveitamento dos nutrientes, já que a infusão é realizada diretamente na corrente sanguínea. Dessa forma não haverá perdas ao longo do trato gastro intestinal, como ocorre na administração por via oral. A terapia injetável é utilizada para o tratamento complementar de doenças relacionadas a desequilíbrios nutricionais e também de forma preventiva.

Você Sabia?

A obesidade cresceu 60% nos últimos 10 anos, no Brasil, segundo dados de 2017 do Ministério da Saúde.

BIOIMPEDÂNCIA

A bioimpedância é o exame mais preciso para avaliar a composição corporal. É realizada através de um equipamento que emite corrente elétrica leve sobre o corpo, de forma indolor, rápida, segura, não-invasiva e não-radioativa. Com o exame, são fornecidas informações como o percentual de gordura, massa magra e de água em cada segmento do corpo (membros e tronco). Diante dessas informações, o médico pode planejar de forma mais precisa o tratamento e o seguimento do paciente. O preparo para o exame inclui não fazer exercício físico, não ingerir chá ou café 12 horas antes, não ingerir alimentos ou bebidas 4 horas antes, não fazer o exame no período menstrual e não ingerir álcool nas 48 horas que antecedem o exame.

"O importante para um ser humano não é quantos anos de vida, e sim quantos anos de saúde".
José Inácio de Bayeus

Sobre o profissional