Nutrologia e Longevidade Saudável em Campinas.

Quando Procurar um Atendimento em Nutrologia?

Os principais motivos que levam os pacientes a uma consulta de nutrologia são o ganho de peso, a indisposição, a perda da libido e o aumento da performance nas atividades físicas. Outros fatores frequentes como insônia, alterações intestinais, distúrbios alimentares e hormonais também são tratados na consulta.

Obesidade e Sobrepeso

A causa mais comum do ganho de peso é a combinação de uma dieta hiperenergética, falta de exercícios físicos, susceptibilidade genética e transtornos hormonais ou mentais. Um conjunto de declínios hormonais se manifestam através do envelhecimento e da vulnerabilidade a doenças ao longo da vida. É fundamental que o médico identifique todas as alterações hormonais e hábitos ruins, a fim de estabelecer uma vida mais saudável e funcional, para evitar as manifestações das doenças.

Alterações Intestinais e Má Digestão

É causada por hábitos alimentares incorretos ou pelo consumo de substâncias que irritam a parede do estômago e do intestino, como gorduras, álcool e alguns medicamentos. Os sintomas de origem intestinal são: menos de uma evacuação ao dia, indigestão crônica, insônia, frio frequente sem motivo, depressão dentre outras. O médico identificará quais são as suplementações necessárias para garantir a saúde intestinal. Os exemplos de nutrientes essenciais para combater essa inflamação são: vitamina d, glutamina e probiótico.

Status nutricional

É a resultante do equilíbrio entre os aportes nutricionais e gastos energéticos. A taxa metabólica é a velocidade na qual o corpo utiliza energia e está relacionada com diversos fatores como sexo, peso e nível de atividade física. Esse status é utilizado pelo nutrólogo, para protocolar de forma individual e exclusiva o tratamento de cada paciente. O tratamento será guiado de acordo com o objetivo de cada paciente, tanto para redução de medidas, hipertrofia muscular, aumento da performance física e cotidiana, visando um estilo de vida saudável.

Alergias Alimentares

São reações adversas a determinados alimentos. Os sinais e sintomas mais comuns são: olheiras, retenção de líquidos, vômito, diarréia, aftas, úlceras (gástricas ou intestinais), constipação, flatulência e outros. Através da consulta, o médico irá identificar as possíveis alergias alimentares, a fim de protocolar o melhor tratamento com orientações alimentares e suplementos adicionais, se necessário. O foco sempre é a prevenção das doenças para melhorar a qualidade de vida e disposição do paciente.

Você Sabia?

A obesidade cresceu 60% nos últimos 10 anos, no Brasil, segundo dados de 2017 do Ministério da Saúde.

BIOIMPEDÂNCIA

A bioimpedância é o exame mais preciso para avaliar a composição corporal. É realizada através de um equipamento que emite corrente elétrica leve sobre o corpo, de forma indolor, rápida, segura, não-invasiva e não-radioativa. Com o exame, são fornecidas informações como o percentual de gordura, massa magra e de água em cada segmento do corpo (membros e tronco). Diante dessas informações, o médico pode planejar de forma mais precisa o tratamento e o seguimento do paciente. O preparo para o exame inclui não fazer exercício físico, não ingerir chá ou café 12 horas antes, não ingerir alimentos ou bebidas 4 horas antes, não fazer o exame no período menstrual e não ingerir álcool nas 48 horas que antecedem o exame.

"O importante para um ser humano não é quantos anos de vida, e sim quantos anos de saúde".
José Inácio de Bayeus

Sobre o profissional

Dr. Luis Henrique Pelá

Rua Quirino do Amaral Campos, 144 – 201 – Cambuí, Campinas – SP

2ª a 6ª feira das 8:00 às 20:00h
Sábado das 8:00 às 13:00h

Vamos Conversar

É possível se livrar das estrias?

É muito difícil encontrar alguém que não tenha estrias, não é mesmo? Ela pode incomodar principalmente as mulheres, mas apesar de ser algo complexo, a

Scroll Up