Efeito das alterações do microbioma na depressão, obesidade e outras condições

O microbioma humano é o ecossistema bacteriano que vive nos nossos corpos e a maioria das bactérias intestinais são benéficas, vitais para a nossa saúde. Essas bactérias atuam de maneira simbiótica no nosso organismo, ajudando a extrair energia, nutrientes, gerenciar o apetite, peso corporal e importante função na nossa resposta imune.

Uma das coisas mais importantes que as bactérias probióticas que vivem no microbioma fazem é contribuir para o nosso sistema imunológico. A falta de bactérias intestinais saudáveis ​​(ou seja o desequilíbrio na nossa população intestinal dessas bactérias, também chamada de disbiose intestinal) está ligada ao início de condições como a asma, diabetes, artrite, fibromialgia, eczema, psoríase, síndrome metabólica e doenças cardiovasculares.?

Distúrbios relacionados ao equilíbrio dessas “populações” de bactérias podem gerar impactos no equilíbrio de todo o organismo, doenças autoimunes e até mesmo condições comportamentais como depressão. 

Um estudo recente demostrou que a suplementação de probióticos ajuda a diminuir a ansiedade e a depressão. ?

Já a obesidade pode estar ligada a desequilíbrios nas proporções de determinadas bactérias benéficas que povoam um microbioma saudável.

Em estudos usando ratos, os pesquisadores descobriram que a introdução da flora bacteriana intestinal de camundongos obesos em ratos de tamanho normal resulta em obesidade, mesmo com redução da ingestão de calorias.

Inúmeras pesquisas estão em desenvolvimento para estudar melhor todo o impacto que essas alterações na nossa microbiota intestinal podem causar na saúde e na doença – atualmente já sabemos que eventos podem contribuir negativamente para esse delicado equilíbrio do nosso microbioma.

Condições como estresse crônico, dieta com excesso de carboidratos simples, dieta com muitos alimentos industrializados e uso de antibióticos são algumas delas.

Estamos à disposição para cuidar da sua saúde ?

 

Posted by Clínica Eclat