Folículo Capilar – o que é e qual sua importância? 

O folículo capilar é uma bolsa existente na hipoderme, a camada mais profunda da pele, onde se encontram os fios de cabelo. 

Quando não cuidados, eles são os responsáveis pela queda e calvície capilar. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto. 

 Folículo e raiz do cabelo são a mesma coisa?

A dúvida mais frequente nos consultórios dermatológicos é se o folículo e a raiz do cabelo são a mesma coisa, e apesar de uma coisa parecer a outra, na verdade, a raiz está contida dentro do folículo, mas são duas coisas diferentes. 

Dentro de um folículo pode conter até quatro raízes de cabelo. Porém, 90% dos folículos produzem apenas um fio de cabelo, o restante podem produzir dois, três ou até mesmo quatro fios.

O folículo é um anexo cutâneo de bastante complexidade, com uma grande diversidade de células e funções diferenciadas. Através deles que as glândulas sebáceas expelem gordura para lubrificar a pele.

Dentro dos folículos há a presença de células nervosas, que recebem estímulos quando há contato com os cabelos.

Os folículos crescem apenas no couro cabeludo?

Não, os folículos não nascem apenas no couro cabeludo, eles estão presentes em quase toda a nossa pele. Cada pelo do nosso corpo é produzido a partir de um folículo. 

Estima-se que no corpo humano existam cerca de cinco milhões de folículos, eles só não estão presentes em nossas palmas das mãos e dos pés. 

Tipos de folículos

Pela medicina são reconhecidos dois tipos de folículos, que possuem aspecto anatômico e um ciclo de vida muito semelhantes: 

  • Pelo terminal: os terminais são mais longos, grossos e pigmentados, com diâmetro superior a 0,06mm.
  • Velo: é pequeno, fino, com pouca pigmentação e geralmente com menos de 2cm de comprimento, com diâmetro aproximado de 0,03mm.
Transformação dos folículos velos e terminais 

Um folículo terminal não será, necessariamente, sempre um terminal e vice-versa com os folículos velos. Por exemplo:

  • Terminal -> Velo: nos casos de alopecias androgenéticas (calvície), ocorre a transformação dos folículos terminais em velos. 
  • Velo -> Terminal: este tipo de transformação é comum em homens com barba, após a puberdade, quando os pelos se tornam mais grossos e maiores.

Transplante de folículos para correção da calvície

A calvície é um fator que causa constrangimento e baixa autoestima em muitos homens e mulheres, e muitas vezes pode ser causada por fatores hereditários. 

O que acontece nesses casos é que os folículos possuem um “prazo de validade”, e quando a pessoa atinge determinada idade, os folículos capilares passam a produzir velos ao invés de terminais.

Hoje em dia, é possível corrigir essa calvíce através do transplante folicular na técnica FUE. Nesse procedimento os folículos com maior resistência são extraídos da região posterior da cabeça (área doadora) e então implantados na área afetada pela calvície (área receptora). 

Os folículos transplantados na área receptora irão durar o mesmo tempo que durariam na região onde foram extraídos. Os fios da parte posterior da cabeça são muito resistentes à queda, e por isso, proporcionam resultados muito duradouros.

Importância da distribuição folicular no transplante capilar 

O transplante capilar proporciona resultados naturais e ainda garante um aspecto de rejuvenescimento considerável para a face do paciente. 

No entanto, é necessário realizar o procedimento com um profissional com bastante experiência. Isso porque existem diversos fatores que contribuem para o resultado ser mais natural, como angulação dos folículos na região calva, a densidade por área, entre outros. Sente que seu cabelo está afinando e já percebe algumas regiões com falhas? Não perca tempo! Clique aqui e agende já sua consulta com nossa tricologista Dra Aliny Gállico.


Sobre a Clínica Eclat 

A Clínica Eclat, no Cambuí, oferece dezenas de tratamentos e procedimentos dermatológicos, capilares, estéticos, nutricionais e cardiológicos, estética íntima, vascular, entre outros serviços. Com um atendimento diferenciado, completo e exclusivo, a Eclat está sempre atualizada e dispõe de tecnologia de ponta.

Posted by Mkt Eclat Clinica