Intestino: o nosso segundo cérebro

Atualmente, a microbiota intestinal é um dos assuntos mais estudados pela medicina. O intestino já é conhecido como o principal órgão imunológico do nosso organismo, e também chamado de “o 2º cérebro”.

O intestino não é só responsável por absorver nutrientes, nele estão presentes bactérias fundamentais para o funcionamento de todo o organismo. Um intestino saudável pode nos proteger de inúmeras doenças como diversos tipos câncer e doenças imunológicas.

Para manter a microbiota saudável, o ideal é incluir na sua alimentação os prebióticos e probióticos, ao mesmo tempo evitando os ❌ alimentos inflamatórios e industrializados. Segue uma lista de alimentos que você pode incluir no seu dia a dia:

✅ Probióticos: são micro-organismos presentes em alimentos como a kombucha, kefir e vinagre de maçã. Também podem ser encontrados em suplementos.

✅ Prebióticos: são componentes alimentares não digeríveis que estimulam a proliferação de bactérias desejáveis no intestino. Os principais alimentos são almeirão, chicória, aspargo, cebola, alho, alho poró, aveia, maçãs, cenoura, lentilha e ervilha.

Posted by Clínica Eclat