Depressão e estilo de vida

Dizem que a depressão é o mal do mundo moderno. Atualmente é uma das maiores causas de afastamento no trabalho, e apesar de apresentar caráter psicológico, a depressão não deixa de ser também uma doença hormonal e fisiológica.

O estilo de vida do homem moderno tem desencadeado o gatilho para essa doença. Entre os principais fatores relevantes que estão por trás da sensação de tristeza e depressão, estão:

O estresse, que é o estímulo exacerbado a produção de cortisol e adrenalina em ambientes de trabalho estressantes pode levar aos chamados casos de síndrome de burnout

Deficiências nutricionais devido a uma alimentação pobre em nutrientes, que leva a deficiência de zinco, vitamina d, vitamina c, selênio, magnésio, ferro e ômega 3, ocasionando a apatia e tristeza.

O sedentarismo também é uma das principais causas dos sintomas depressivos. A prática de atividade física regularmente, portanto, é fundamental para prevenção e tratamento da depressão.

Um sono de baixa qualidade leva à alterações no ciclo circadiano, prejudicando a produção dos hormônios necessários para as atividades diárias. A consequência disso é a constante sensação de cansaço, tristeza e indisposição.

Se você está passando por um período assim, além de procurar ajuda psicológica, procure também um médico para avaliar seus exames!

Avatar

Posted by Rodrigo Costa Claro